Gerês em 2 dias - Escapadinha

20:34:00 Mara Oliveira 2 Comments

Numa mudança de planos em cima da hora decidimos passar pelo Gerês antes de irmos para o nosso destino final (Viana do Castelo). Por isso o roteiro não foi muito planeado mas visitámos muito dos pontos mais emblemáticos do Gerês e deu para conhecer um cantinho de um dos locais mais bonitos do nosso país. 
Três pontos que acho importantes salientar para quem vai visitar o Gerês:
- É indispensável um carro para se movimentarem por lá. As estradas não são bonitas, há muitas curvas, não estão nas melhores condições e são muito estreitas. Muitas das vezes nem é possível passarem dois carros ao mesmo tempo pelo que um deles tem de fazer marcha atrás até um trecho de estrada mais largo. Por isso levem condutores experientes e corajosos!
- Esqueçam as sandálias, levem ténis ou botas de montanha (daqueles todo terreno, sem medo de sujar!) de preferência que possam ir à água! Fazem toda a diferença, tanto na comodidade como na vossa segurança. Só assim vão desfrutar dos passeios pelo Gerês.
-Não facilitem, o Gerês além de bonito também é conhecido pelos inúmeros acidentes, por isso não se aventurem se não conhecem o terreno. Não deixem escurecer para regressarem, é fácil ficarem perdidos, sem ajuda de rede ou gps. 

ONDE FICAR:


Hotel Eco Salvador - A principal razão que nos fez escolher este hotel foi a sua localização. Fica mesmo no Gerês junto à praia e tem estacionamento privado (acreditem que naquela zona este é um ponto muito positivo!) . Além disso, ficava perto de duas cascatas que queríamos visitar e como seguíamos para Braga fazia sentido ficar naquela zona. 
Nada a apontar ao quarto do hotel, era espaçoso e super limpo, o staff era muito simpático e prestável e a vista sobre o rio Cávado era maravilhosa! O único ponto menos positivo foi o pequeno almoço, não havia muita opção de escolha, no entanto de forma geral ficámos satisfeitos. 



ROTEIRO 2 DIAS 

Dia 1 

➥ Vila do Gerês
➥ Praia de Alqueirão
➥ Miradouro Ermida
➥ Miradouro das Rocas
Cascata do Arado (podes ler o post exclusivo sobre a cascata  aqui)
➥ São Bento da Porta Aberta

Assim que chegámos espreitámos um bocadinho da Vila e a praia do Alqueirão, visto que o nosso hotel era muito perto, bastava descer as escadas e voilá estávamos na praia. Existiam imensas actividades a decorrer, Kayak, Paddle, Jetsky, Flyboard.. muita animação mesmo, não estava a contar com essa! Mas como tínhamos pouco tempo preferimos ir explorar e fomos rumo às montanhas. 
O primeiro miradouro que visitámos foi o Miradouro Ermida, super giro todo em madeira... e com uma vista panorâmica da aldeia e das montanhas que estão ao redor. 
Depois rumámos para a Cascata do Arado, mas pelo caminho parámos no Miradouro das Rocas que fica mesmo ao lado da cascata. Subimos muitas escadas, muitas mesmo! Mas valeu a pena a paisagem imponente das montanhas que encontrámos lá em cima. 
Para refrescar fomos finalmente à procura da cascata, tivemos sorte porque como já eram umas seis horas já estavam muitas pessoas a ir embora e acabámos por ficar com a cascata só para nós, o que rendeu umas belas fotos! ahahah A água não estava assim tão gelada como eu estava à espera. (neste post podem encontrar mais fotos da visita à cascata assim como mais detalhes do caminho que fizemos).
Ficámos por lá até às oito horas e apanhámos o pôr do sol no caminho até ao carro. Acabámos por jantar no Restaurante Encosta do Rio, sinceramente porque estava colado ao nosso hotel e como já era tarde não tínhamos muita escolha. O espaço era muito agradável, uma esplanada mesmo junto à praia, a comida era "normal" e os preços muito acessíveis.
Depois por mero acaso estava a decorrer a Grande Romaria Popular de São Bento da Porta Aberta e acabámos por passar lá o resto da noite. A vila e o santuário estavam com uma iluminação lindaaaa, programado não teria saído melhor. 


  • Dia 2

➥ Miradouros 
➥ Miradouro Pedra Bela

Era pleno mês de Agosto e estava muito bom tempo quando visitámos o Gerês, por isso guardámos o segundo dia para aproveitar mais uma cascata. Depois do pequeno almoço rumámos em direcção à Cascata Tahiti (era a que eu tinha mais curiosidade em visitar). Pelo caminho fizemos uma breve paragem num miradouro para mais uma vez apreciar mais uma vista maravilhosa. Existem imensos miradouros ao longo dos trajectos por isso parem o carro e tirem 10 segundos para apreciar as paisagens lindas que o Gerês tem para oferecer!
Adorei e acho que vale muito a pena a visita! Parece inacreditável um paraíso daqueles "escondido" entre as montanhas.  Por volta da hora de almoço começou a chegar muita gente por isso o ideal é ir de manhã! Tencionávamos ir à cascata da Portela do Homem, mas como o caminho ainda era longo e o nosso destino era no sentido contrário, preferimos ficar na cascata Tahiti e aproveitar o tempo por lá. 
Por ultimo, antes de seguirmos para a cidade de Braga parámos no Miradouro Pedra Bela, é paragem obrigatória!!! Não só pela vista maravilhosa mas também por todo o parque envolvente. O acesso é muito bom, é possível estacionar o carro com facilidade e até tem mesas para desfrutar de um piquenique. Escusado será dizer que o caminho está repleto de fontes com água fresca, parem e hidratem-se!






Mapa com os pontos que nós visitámos:



Um bocadinho de "moda".... O que estou a usar :

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Nossa que saudades de ir a esse lugar que é mesmo lindo, adorei conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. O gêres é um dos sítios que quero muito conhecer! Adorei as tuas fotografias! Deu logo de ir para a cascata *.*

    ResponderEliminar