Museu da Música Mecânica | O que visitar em Setúbal

20:53:00 Mara Oliveira 8 Comments



Este ano vou apostar mais na rubrica sobre Setúbal... Começamos pelo Museu da Música Mecânica! É um museu relativamente recente e está localizado no Pinhal Novo. 
Não me vou alongar muito sobre a história do museu, podem ler todas as informações sobre o coleccionador, a colecção em si e sobre o próprio museu *AQUI* no site, se tiverem curiosidade.
Vou apenas adiantar que o que começou por ser um lugar para o coleccionador juntar as suas peças se tornou no espaço que visitamos hoje. Por fora tem o formato rectangular que pretende estabelecer um paralelismo com uma caixa de música. 

No entanto pretendo partilhar com vocês mais detalhes na óptica de visitante, que é o meu caso (e provavelmente o vosso). Não sou especialista no assunto e confesso que não tinha nenhum especial interesse  em "caixas de música", mas isso rapidamente mudou quando entrei no espaço. Fui super bem recebida, fizeram-me uma mini visita guiada e de uma forma leve e directa conseguiram-me transmitir a paixão por estas peças e pela sua história.

A visita funciona quase como uma viagem no tempo. Começamos por conhecer os instrumentos mais antigos do Séc. XIX e vamos viajando até à década de 30 do Séc. XX.
Se a visita for guiada vão poder ver alguns desses instrumentos a funcionar, sim é de salientar que todas as peças estão funcionais e em perfeito estado! Porém se preferirem fazer a visita por vossa conta vão encontrar muitos botões, que accionam a música correspondente ao instrumento que estão a ver. Obviamente não é tão impactante como ver os instrumentos a funcionar, mas é um detalhe super giro!

É interessante observar como este tipo de instrumentos foram evoluindo. Desde os rolos com picos metálicos, passando para os discos (porque eram mais fáceis de transportar e comercializar) aproximando-se muito mais aos cd's que nós conhecemos, mais tarde vieram as cordas e os foles... Existiam mesmo pequenas "mini -bandas" dentro dos instrumentos! Eu acho impressionante existirem pessoas capazes de fazer estes avanços tão à frente da sua época, tendo em conta os poucos recursos e informações disponíveis na altura!
São cerca de 600 peças que compõem esta colecção. Isso foi uma das coisas que também mais me surpreendeu. Já tinha espreitado o site para me contextualizar e estava à espera de encontrar um museu muito mais pequeno! Existem desde pequeninas caixas músicas até instrumentos que animavam salões de baile!!! (Acreditem é impressionante o volume do som que uma "caixa" pode emitir)
Pianos que tocam sozinhos, álbuns musicais, mini carroceis com bonecas a baloiçar, até às primeiras Jukebox's!
O museu têm ainda uma sala multiusos e um auditório, ambos estão disponíveis para aluguer. 
De momento estava a decorrer na sala Edison a exposição "Encontros Musicais", com pinturas de António Carmo.
Na minha opinião vale muito a pena a visitarem o museu. Eu gostei imenso, aprendi e vi coisas que nem fazia ideia que tinham existido e, tal como disse logo no início, não foi nada "enfadonha" mesmo sendo uma área que eu não domino!
Aconselho mesmo a fazerem a visita guiada, não pagam mais por isso nem nada. (só têm de marcar, ou pelo menos saber o horário de quando se vai realizar, acho eu!). 
Tenho quase a certeza que muitas pessoas aqui de Setúbal não sabiam que existia o Museu da Música Mecânica, por isso toca a irem visitar!

Gostaram da mini-visita guiada em fotos? Já visitaram?
Casaco - *NATURA | Vestido - H&M | Botas- *ZAFUL(AQUI) | Collants - Tezenis

HORÁRIO:
Aberto: Terça-feira a Domingo - 14h30 às 17h30.
Visitas com marcação :Terça a Sexta-feira - 10h às 13h.
Encerra às segundas-feiras e nos dias 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e domingo de Páscoa

COMO CHEGAR:


TENS UMA SUGESTÃO PARA EU VISITAR EM SETÚBAL ? QUERES VER O TEU ESPAÇO PROMOVIDO AQUI NO BLOG ? PRENCHE ESTE FORMULÁRIO -» AQUI OU COLOCA A HASHTAG #SWEETSETUBAL NA TUA FOTO DO INSTAGRAM

You Might Also Like

8 comentários:

  1. Não conhecia este museu mas fiquei curiosa!
    As fotos ficaram lindas! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  2. Adorei as fotos, muito giras!
    Beijinhos :)
    Vais ver que vais ter tudo o que desejas.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fiquei fascinada com as imagens, estou para visitar Setúbal e esse parece-me uma excelente sugestão! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. eix nem sabia disso e moro relativamente perto :P tenho q ir!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia esse lugar! Adorei, tem uma vibe super diferente :)

    Beijinho ♥

    The Simply Ana

    ResponderEliminar
  6. The classic feels of this is amazing!

    I've been on blog hiatus for long, haha! But now I've redesigned my blog and trying to get back. Great to catch up with old blogger friends as well like you, my dear! Keep it up!

    ♥ Chai
    http://chenmeicai.blogspot.com/2017/03/how-to-transform-to-1950s-barbie-doll.html

    ResponderEliminar
  7. Confesso ke nao conhecia este museu em Setubal, e 600 pecas é realmente um museu grande... adoreiii o post minha Sweet pois tambem nao a conhecia e estou a gostar mto de a seguir...

    ResponderEliminar
  8. It's WONDERFUL this museum!!! I MUST GO TO Portugal quickly, I do not stop watching programs for this destination and it looks really nice and the culture...! If I go to Lisbonne I will go and visit this museum : a big THANK you for this beautiful discovery! I love it!!
    www.misscarrington.com/

    ResponderEliminar