Queres ser modelo? # 5 dicas

19:59:00 Mara Oliveira 36 Comments

Hello sweeties...
Eu tinha perguntado se gostavam que eu falasse sobre o assunto, disseram que sim e hoje cá estou eu...
O "sonho" de muitas meninas... maior parte já quis ser como aquela da revista ou da televisão... Linda, alta, magra e que tudo lhe fica bem.
Mas nem sempre é possível e por vezes chega a trazer problemas graves...Bem hoje venho partilhar 5 dicas que acho essenciais estarmos cientes antes de começar a explorar essa área. Mas atenção que não passa disso opiniões e conselhos da minha parte...sendo uma pessoa normal mas com alguma (pouca) experiência na área.

Primeiro ponto que devem estar mentalizadas: 
A moda em Portugal é um mundo pequeno, e existe muita gente gira e por isso por muito que tentem não vão ser todas como a "Sara Sampaio", ela é um exemplo de que é possível vincar no mundo da moda, mas existiram mais 1000 que ficaram pelo caminho e vocês podem vir a ser uma dessas, por isso não larguem tudo por um "sonho" continuem a estudar e se quiserem começar a entrar nesse mundo façam-no como hobbie, para ver no que pode ou não dar.


Segundo ponto:
Tens menos de 1,70m (que é o meu caso com apenas 1,65m de altura :x ), mentalizem-se que isso por si só já vai ser um ponto contra, e que as vossas probabilidades de ser escolhidas no casting/trabalho já são mais pequenas...Isto falando em modelos de passerelle/desfile, claro que em trabalhos fotográficos é um factor que não se torna tão importante, mas mesmo assim continua a ter o seu peso. Isso não quer dizer que devem à partida desistir, pois podem até ter outros factores que despertem a curiosidade dos interessados e acabam por ser escolhidas, devem apenas estar cientes disso. E não se enganem a vocês próprias a colocar saltos altíssimos pois a primeira coisa que vos vão pedir é para se descalçarem para medir a vossa altura...

Terceiro ponto:
Todas nós somos lindas e maravilhosas!!! Umas por umas coisas e outras por outras, mas somos e isso é importante não sair da vossa cabeça...Provavelmente vão ouvir muitos "NÃO'S".Não vale de nada ficarem arrasadas e fartarem-se de chorar porque vos disseram que não tinham o perfil adequado, que vos faltava meio metro ou que não é disso que eles andam a procura... Por que não passa disso mesmo, vocês podem não corresponder aos parâmetros deles, mas isso não vos torna mais feias, nem piores que as outras...Por isso tenham a cabeça bem resolvida e focada, para não caírem nos perigos das depressões ou até mesmo da anorexia, muito cuidado meninas, porque antes de qualquer coisa está o nosso amor próprio e a nossa saúde!!


Quarto ponto: 
Vocês gostam do mundo da moda, mas têm noção que não tem o perfil adequado, ou melhor não são o estereotipo de modelo que a sociedade procura. Nesse caso apostem na área da fotografia ou TV, vão a  casting's para catálogos, anúncios, figuração... há mil opções que podem explorar no mundo da moda e que podem vir a ser bem sucedidas.


Quinto ponto:
Não se deixem deslumbrar!! Apesar de haver agências boas e sérias, existem muitas agências no mercado que servem apenas para se aproveitar dos sonhos ... Se vocês forem a um casting de selecção para uma agência  forem logo escolhidas para trabalhos (ficarem todas contentes) e vos disserem que apenas têm de dar um "sinal monetário" ou que só tem de fazer um "book de baixo custo" blá blá blá alguma coisa do género DESCONFIEM!!! Qualquer agência que vos vai dar trabalho, também vai ganhar com o mesmo, logo não vos vai pedir dinheiro para nada... Pois vocês são uma mais valia para eles.
Nesses casos de burla, acabam por fazer um book com fotos com pouca qualidade e que vocês nem vão gostar muito pois não estavam à vontade, este book não vos vai servir em nada no futuro, não vos vai trazer trabalhos...e nos piores casos acabam mesmo por nunca ter em posse as fotografias que tiraram...

Penso que estas são as 5 dicas mais importantes que devemos ter em conta antes de começar a explorar a entrada no mundo da moda... (Claro que não devem esquecer que devem ir descontraídas e com um ar clean para qualquer casting...)
Atenção que este post não foi com o objectivo de desmoralizar ninguém mas sim para vos alertar dos perigos que existem e da a maneira que eu acho que o assunto deve ser abordado para não nos trazer consequências graves no futuro...

Concordam comigo?? Alguém aqui já teve experiências ou tem conhecimento de casos negativos ou de sucesso?


Estava a pensar fazer o próximo post sobre fotógrafos Freelancer's...
Gostam da ideia?

beijo e Bom fim-de semana
Venham ter comigo ao Facebook **

You Might Also Like

36 comentários:

  1. nice post!

    XOXO
    Arianna

    http://aryannastyle.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu post <3
    Diz o essencial. Também já tentei a minha sorte e levei um "não" mas não fiquei a chorar nem coisa do genero, fiquei triste obviamente, mas tambem só tentei uma vez.
    Mas era uma coisa que adorava fazer <3

    Beijinho

    http://3sweetstyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post :)
    Eu sempre tive um fascínio por essa área, mas sei que não me adequava. Posso até ser alta e magra, mas não tenho o perfil para isso.
    Talvez um dia tire umas fotos com algum fotografo freelancer só mesmo para me realizar, mas mais que isso não tentava.

    Beijinho
    http://cidade-do-pecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tens razão em tudo o que dizes e até me fizeste pensar por uns momentos sobre uma situação parecida que me aconteceu.
    Tens muita razão quando dizes que em a moda em portugal é um mundo pequeno, hoje em dia muitas chegam às suas metas não só através da sua beleza natural, mas sim por conhecimentos. Moda hoje baseia-se em "cunhas" , conhecimentos de algum famoso, algum agente etc ... é uma triste situação para quem se quer destacar e tem uma beleza natural mas para essas pessoas eu digo "invistam em vocês, e não desviem os olhos do vosso foco, pois assim poderão mostrar que conseguiram, mesmo sem conhecimentos, sem ajudas, mas por mérito próprio ;) Beijinhos Querida , amei o teu post <3 Rute Guerreiro

    ResponderEliminar
  5. Muito bem dito :)
    eu prefiro fotografia a passerele. mas o meu sonho mesmo é organizar desfiles e não participar neles ;P
    beijinhos

    http://annieslifestyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Fiz algumas sessões hà uns aninhos atras... Não aqui em Portugal, mas a minha melhor amiga é modelo.
    Posso dizer que não é nada,nada facil..
    Acho que é preciso um certo caracter também para aguentar :/
    Gostei do post =)

    ResponderEliminar
  7. Bom post !
    Desde pequenina que tenho esse sonho e tenho lutado por ele, mas ha imensas coisas que tornam complicado, como tu dizes, a altura, as agencias etc !
    É sempre bom partilhar para que meninas mais novas ou novas neste mundo tenham os olhos bem abertos para qualquer situaçao !
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Interesting meetings - thank you for showing :-)

    xx
    Rena

    http://dressedwithsoul.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  9. Eu cheguei a ir a duas agências, as duas disseram o mesmo: tenho bom perfil (alta, razoavelmente magra, bonita) mas preciso de experiencia, e as duas propuseram a que eu fizesse um book lá e fizesse um workshop, mas claro que tinha que pagar sei lá quanto...Eu não avancei! É verdade que preciso de experiência, mas não estou disposta a pagar entre 400 a 500 euros para fazer um book e um workshop sem ter a certeza que depois vou ou não conseguir trabalhos...

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. gostei do post, muito esclarecedor. Porque há muitas meninas que são enganadas ou iludidas para esse ramo. Houve uma altura que também quis seguir esse ramo, mas sou baixa, 1.60, e esse mundo é muito difícil e complicado, tem que se ter todo o cuidado.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Adorei o post querida! Sem dúvida que são todos excelentes conselhos! =D

    Beijinhos,
    http://touchofpurple.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Such an awesome post!! love those floral jeans!

    Kisses, Lucy :)
    stylewithoutlimits.blogspot.cz

    ResponderEliminar
  13. they're so prettyy

    http://wishuponasmile.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  14. tthhhanks a lot for your comment and for the follow, I followed back, hope we keep in touch:D

    great postt!!! kissss bellaa

    www.maisonclhoe.blogspot.com.es

    Clhoé

    ResponderEliminar
  15. Tal como quase todas as raparigas eu também já quis ser modelo e após experimentar um pouco desse mundo percebi que não gostava disso tanto assim e acabei por desistir. Mesmo assim achei as tuas dicas muito úteis e sei que vão ajudar alguém :)

    ResponderEliminar
  16. Ohhh great post dear Mara! Those points really make sense!
    Nice to read such stuff as this. We are all beautiful! So inspirational :)
    Happy weekend dear!

    ★♡ New Post Up! (^_^) ♡★
    Outfit Post: ~ Pink Paradise ~
    Every girl needs pink in her wardrobe!

    ★♡ Ongoing Giveaway (^_^) ♡★
    Ice Goddhez x ROPE Accessories Valentine Giveaway #ChaiChenGiveaways
    ... join this giveaway until February 15!

    ❤ ~Chai
    http://chenmeicai.blogspot.com
    http://www.facebook.com/ChaiChenPage

    ResponderEliminar
  17. Such an interesting post, great read and awesome pictures!

    Besos
    Meg

    http://meghansilva.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Great post!! We´re models too and we totally agree with the last point. Just keep moving and don´t give up easily!!

    We like your blog, would you like to follow each other??
    KISSES
    http://sharpenstyle.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  19. great pics
    i follow you now,hope you can follow back
    http://loving-evelyn.blogspot.ro

    ResponderEliminar
  20. Great post. :)
    Thanks for a lovely comment on my blog, following you now. :)
    http://jonnessa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Great first Pictures!
    I'm following you and hope you have not forgotten me...?

    Kisses Kira
    schuhRei.ch

    ResponderEliminar
  22. Acho que disseste o essencial e importante. Tens fotos muito bonitas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Wow!
    You are so beautiful!

    Thank you for your comment on my blog!
    Followed you!
    Hope you will fol;low me back!

    http://laceandchiffonblog.blogspot.co.il/

    ResponderEliminar
  24. ADOREI A ULTIMA FOTO :)

    BEIJINHO
    http://nini-flicka.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Gostei bastante da tua abordagem e gostaria de focar-me no teu ultimo ponto que acaba por ser um dos mais importantes...

    Hoje em dia sem dúvida muitas meninas em determinada faixa etaria ficam deslumbradas com o mundo da moda, a magia das passereles, com a beleza das Modelos e anseiam seguir-lhes as pisadas! Começam por apostar nesse sonho, inscrevendo-se numa agência as vezes colocando os estudos em segundo plano, não façam isso! Os estudos serão a alavanca para o vosso futuro por isso não se desapeguem dela!

    A revanche que gostava de fazer relativa ao ultimo ponto é que muitas agências pedem para realirem books a cargo proprio e com a obrigatoriedade de serem profissionais da agencia a fazerem-nos...não vão nisso! Se se increverem numa agência séria jamais vos vao pedir 250euros por um book com meia duzia de fotos sem piada alguma realizado por eles e cobrado!! Se eles realmente tiverem interesse na vossa pessoa farao melhor que isso! Irão eles apostar no vosso desenvolvimento, serão eles mesmo a apostar em vos! Good luck ;)

    Patrícia Ribeiro

    ResponderEliminar
  26. Awesome hun! Thanks so much. Following you now:D Hope you follow back <3
    Stay in touch
    xx

    ResponderEliminar
  27. thnx for the comment on my blog... followed u noe.. hope u follow back... waiting for u on my blog.. :)

    ResponderEliminar
  28. you look amazing! I'm following now :)
    can't wait to see you in my followerslist!
    xoxo

    ResponderEliminar
  29. acho que nunca quis ser modelo mas gostei muito deste post! :)

    e tu estás linda nas fotos! :)

    **
    heart-sease.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Gostei muito do post mas adorei as tuas fotografias :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  31. Gostei muito deste post! Acho que fizeste muito bem em dar uns conselhos porque acho que devem haver muitas meninas que gostariam de ser modelos aqui pela blogsfera e é sempre bom saber vindo de uma pessoa com alguma experiência!
    Acho que também era importante fazeres sobre fotógrafos freelancers, pode ser também muito útil!

    ResponderEliminar
  32. a primeira foto tua deste post está lidíssima! parabéns :)

    ResponderEliminar
  33. Eu nunca fiz nada disso, mas uma prof minha de filosofia antes de eu terminar o 12º ano, disse para procurar ser modelo fotográfico. Mas nem sei por onde começar e sinceramente eu não sei se me aceitariam daí nem me dou ao trabalho. Mas acho que foi interessante este post, e espero que abra os olhos a muita gente..

    beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Adorei o post, e acho que pode ajudar muitas meninas, incluindo-me. Sempre gostei do mundo da moda, a verdade, é que fico com muito receio de participar em algo, e acabo por não fazer nada.

    ResponderEliminar