Nunca usaste lentes? Aqui estão os cuidados básicos a ter

17:54:00 Mara Oliveira 13 Comments

Pelas visitas que o post teve e o pelo vosso Feedback percebi que as lentes de cor despertaram o vosso interesse!
Porém as lentes estão em contacto com os nossos olhos que é uma zona muito sensível e delicada, por isso todo o cuidado é pouco...Existem imensos casos de irritações e infecções nos olhos especialmente devido a lentes de cor, e porquê ? Uma das grandes razões é que uma pessoa com problemas de visão em geral o uso de lentes foi aconselhado pelo médico, foram-lhe explicado os métodos para as colocar e os cuidados a ter... O que não acontece com uma pessoa que compra numa loja física ou online para se divertir, matar a curiosidade ou tirar umas fotos giras...


Não sou nenhuma especialista no assunto, até como já partilhei anteriormente, nunca tinha usado lentes na vida, mas pesquisei um bocadinho sobre o assunto e falei com algumas pessoas entendidas e cá estou eu parar partilhar alguns dos cuidados básicos com vocês!

1) O ideal é antes de comprarem dirigirem-se a um oftalmologista ou mesmo a uma óptica, para realizar um teste aos vossos olhos, para saber se vocês têm lágrima suficiente para o uso de lentes de contacto, pois se tiverem pouca lacrimação  vai acabar por causar secura nos olhos privando o olho de oxigenação e consequentemente trará irritações...Existem imensas ópticas que realizam estes testes a maior parte das vezes gratuitos...É óbvio que quem comprar apenas para experimentar, tirar umas fotos em casa e tirar logo fazer o exame não é tãããão prioritário, porém é sempre bom e não perdem nada.

2) Cuidado onde compram as vossas lentes, aconselho lojas onde também seja possível comprá-las com receita médica. (Se comprarem na Uniqso já sabem digam que foram recomendadas pelo blog :$, pronto esta parte fui eu a puxar a brasa à minha sardinha não é nenhum cuidado a ter ahaha prosseguindoooo.....)

3) Quando as vossas lentes chegarem (no caso de comprarem online) retirem-nas dos frasquinhos e coloquem na caixinha com o liquido para lentes, deixem-nas repousar umas 8 horas não as utilizem logo.
(o liquido da caixinha deve ser mudado com regularidade, o ideal é trocarem cada vez que utilizam as lentes)


3) As mãos não podem ter nenhum tipo de creme ou loção.

4) Lavar MUITO bem as mãos antes de colocar as lentes, o ideal é depois de as lavar colocarem um gel anti bacteriano  para reduzir a quantidade  de bactérias que vão estar em contacto com a lente e o olho. Realizar o mesmo processo antes de retirar as lentes. Sequem as mãos com papel e não com toalha, pois a toalha podem sempre largar aqueles "pelinhos" para as mãos.

5) Se não estão habituadas a colocá-las cortem as unhas, pois assim previnem não espetar uma unha no olho (o que ia acontecendo aqui à je ahaha) e assim também não correm o risco de rasgar a lente.

(espreitem aqui o verniz da semana)

6) Antes de as colocar ponham um bocadinho de liquido desinfectante na palma da mão e coloquem a lente em cima para ficarem mesmo limpinhaaaas. 

7) Ter em atenção se as lentes estão do avesso ou não, se estiverem ao contrário bem podem passar o dia a tentar colocá-las....e se chegarem a conseguir colocá-las mesmo do avesso vão sentir um grande desconforto.
8) Se nunca utilizaram ou não estão muito habituadas, experimentem primeiro em casa  durante uma meia hora... deixem passar uns dias, no meu caso no dia a seguir tinha um bocadinho a sensação de "areia nos olhos" o que é normal de eu estar ali a experimentar tirar e pôr, mas no dia seguinte passou por completo, porém se vocês continuarem a sentir desconforto e vermelhidão não usem... e go to doctor !!

9) No início evitem utilizar mais do que 4 horas no mesmo dia, para não privar a oxigenação dos olhos. Não convém  sair nos dias que estiver muito vento, e ir a locais fechados com fumos, pois isso aumenta a secura nos olhos e consequentemente irritações.

10) Mesmo que estejam habituadas a lentes não é aconselhável mais do que 8 horas por dia de utilização.

11) Muito importante, NÃO PARTILHEM AS LENTES, sim parece básico, porém é uma das maiores causas de infecções. Alguém comprou umas lentes sem graduação vermelhas para usar no halloween, nunca mais usou uma amiga quer-se mascarar de vampira e a dita cuja empresta as lentes porque só as usou uma vez então não faz mal... FAZ SIIIIM, cada pessoa é diferente, tem um tipo de lágrima por isso mesmo que não tenham graduação não  partilhem lentes com outras pessoas.


Sinceramente não garanto que seja 100% seguro para toda a gente mesmo tendo todos cuidados acima, assim como também nada nos garante que utilizar a base X ou creme Y sem aconselhamento médico não nos vai trazer um problema de pele ao fazer uma reacção alérgica....Sou da opinião que são giras, matam a nossa curiosidade de nos ver com um aspecto diferente, mas devem ser utilizadas com muito cuidado e moderação.

Bem e já escrevi demaiiis, acho que não me esqueci de nenhuma dica assim mais importante.
Obrigada às corajosas que conseguiram ler o post todo, mas realmente recebi alguns pedidos e achei melhor fazer um post , espero ter ajudado e retirado algumas dúvidas. 

Para a semana posto um vídeo como colocar e retirar,  a maneira que eu encontrei e me pareceu mais fácil. Gostavam??
Acham útil fazer este tipo de post ou nem por isso e são uma secaaaa? Quero opiniões sinceras!

 beijo ♥ 

You Might Also Like

13 comentários:

  1. Não achei nada uma seca. Acho que o post é deveras útil. Não para mim...que já uso lentes de contato há mais de duas décadas devido à miopia. Uma vez ainda experimentei utilizar umas de cor mas não gostei...afinal tenho os olhos esverdeados e nenhuma cor me fica tão bem como a original. Bj.

    ResponderEliminar
  2. uso lentes de contacto há 14 anos e aprovo totalmente o teu post ;)
    atenção só ao trocar o liquido que está na caixinha com as lentes - se estiver 30 dias sem as usar, convém trocar o líquido mesmo sem ir usar as lentes.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Que monos los lazitos de la uñas!!!
    Saludos
    http://judithbysucre.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  4. Está aprovado, acho que não falta nada mesmo. Eu uso lentes e todo o cuidado é pouco. :)

    ResponderEliminar
  5. Eu já experimentei usar lentes mas não me sentia confortavel lol Por isso optei pelos óculos. As tuas dicas são muito úteis, sem duvida alguma! :)
    Beijinho querida,
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Eu só usei uma vez e foram umas da Uniqso. Demorei um pouco a colocar mas não senti nenhum desconforto depois :)

    ResponderEliminar
  7. Acho bem fazeres deste tipo de posts e sim! quero ver a tua maneira de pôr e tirar as lentes :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. thank you for share! useful post!

    XOXO
    Arianna

    http://aryannastyle.blogspot.it/
    https://www.facebook.com/AryannaStyle

    ResponderEliminar
  9. Muito boas dicas e importantes.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  10. Não uso lentes e nem penso algum dia vir a usar. Para além de ter um globo ocular demasiado sensivel para lá conseguir colocar o que quer que seja, o meu marido - que tem problemas de visão - usou muitos anos lentes de contato, ao invés de óculos. Aqui há uns anos atrás teve de deixar de usar lentes permanentemente pois o uso destas provocou-lhe uma condição de nome caretocones... eu cá é que não arrisco ;)
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/2013/02/spring-wishes.html

    ResponderEliminar